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Gestão Remota de Manutenção Preventiva e Preditiva, um grande recurso
sexta-feira, 26 de junho de 2020

Em tempos de covid-19 as indústrias não podem perder tempo nem elevar os custos e ainda devem garantir a produção Totalmente atualizada com as tendências da Indústria 4.0, a Mayekawa do Brasil disponibiliza para o mercado o Sistema de Acesso Remoto e Monitoramento online. A plataforma permite aos usuários monitoramento online durante 24 horas, em todos os dias da semana. Através da análise da vibração do compressor, o monitoramento remoto permite acompanhar a performance do sistema de Refrigeração ou mesmo do compressor para rápido diagnóstico de falhas, possibilitando a solução de forma imediata e evitando paradas. O diretor da área de Assistência Técnica da Mayekawa do Brasil, Nilton Pitarello explica que “de acordo com moderno método de análise online de dados é realizada a coleta das informações do sistema de refrigeração com leitura das variáveis, que são processadas de acordo com cada condição específica, prevendo falhas e danos através de curvas de tendência em tempo real e classificação por nível de criticidade”. O acompanhamento pode ser feito por uma equipe da própria Mayekawa do Brasil, que acompanhará remotamente e informará com antecedência o cliente sobre as questões do sistema. “Também é possível que o próprio cliente faça a gestão online do sistema de refrigeração, indicando pró ativamente pontos para manutenção preventiva e preditiva”, indica o engenheiro de projeto, da Mayekawa do Brasil, Cecílio Duarte. Quanto a operação da plataforma, ela é bem simples: “pode ser acessada através de qualquer dispositivo com capacidades de acesso à internet, como notebooks, tablets e smartphones”, diz o engenheiro. Além disso, todos os dados gerados ficam armazenados na nuvem com toda a segurança.

Duarte elenca outros diferenciais do Monitoramento Remoto 4.0, da Mayekawa do Brasil: “com esta plataforma é possível enviar mensagens via e-mail e SMS tanto para o cliente quanto para a equipe Mayekawa de sobreaviso; observa-se aumento do rendimento e boa performance do sistema de refrigeração; há a redução do tempo de parada com manutenções; além da otimização do tempo de resposta do suporte técnico”, garante.

Cases – a ferramenta já atende indústrias de segmentos diversos, como Alimentícia, de Bebidas e Química. Na da Alimentos, por exemplo, foi possível descobrir uma importante falha no sistema e corrigi-la a tempo. “Tínhamos dois equipamentos, que quando instalados não funcionavam a toda carga. Porém, em determinados períodos os equipamentos chegavam a 100% de sua capacidade. Para o cliente estava tudo sob controle, no entanto, acompanhando a performance desse sistema, a ferramenta de monitoramento nos mostrou que em condições de funcionamento a 100%, os equipamentos apresentavam falhas na corrente do motor. Informado ao cliente, conseguimos realizar a contento a manutenção desses motores sem maiores prejuízos para o cliente”, descreve o especialista em Manutenção Preditiva, da Mayekawa do Brasil, Jair Pavan.

Outro caso diz respeito a geração de eficiência energética. “Monitorando remotamente este cliente, visualizamos que a pressão de descarga do sistema estava muito alta. Orientamos a ele que baixasse a referida pressão de descarga. Resultado: o cliente sem saber estava gastando muita energia elétrica, apenas com a intervenção da equipe Mayekawa neste quesito, o cliente ganhou uma significativa economia de energia elétrica”, informa o especialista em manutenção. Há também um ganho de produtividade: a máquina dessossadora de coxa e sobrecoxa Tóridas, da Mayekawa em funcionamento normal apresenta um residual de 5 gramas. A deste cliente apresentava 8 gramas de perda. “Conseguimos verificar essa condição monitorando remotamente este cliente, rapidamente ajustamos a máquina que estava desregulada, evitando perdas e voltando a produtividade satisfatória”, conta Pavan. Para o futuro próximo, a Mayekawa do Brasil pretende incrementar ainda mais a plataforma de Monitoramento Remoto através de chatbot, permitindo maiores alcance e comunicação com os clientes. “Ao possibilitar uma comunicação mais personalizada, baseada no histórico de interações com o usuário, manteremos nosso relacionamento de confiança com cada um deles, que é uma de nossas marcas, atendendo às demandas específicas”, finaliza Nilton Pitarello

cristiane@dirienzocomunicacao.com.br

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